Região Central tem redução de 57% em mortes no trânsito no mês de julho, aponta Detran-SP

Compartilhe esta notícia:

Estatísticas do Infosiga SP também apontam queda de 38% nos óbitos em acidentes envolvendo automóveis, no comparativo entre janeiro e julho de 2023 e 2022.

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, a região Central apresentou queda de 57% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre julho deste ano e o mesmo mês em 2022. Em 2023, ocorreram nove óbitos em acidentes, contra 21 no mesmo período do ano passado.

A queda de óbitos no trânsito na região também é evidenciada pela comparação entre os sete primeiros meses do ano passado e o mesmo período deste ano. Foram 106 ocorrências de janeiro a julho de 2022, contra 82 de janeiro a julho de 2023 – uma redução de 23%.

A cidade Araraquara se destaca na região, com uma redução de 50% no número de mortes em acidentes de trânsito, ao se comparar julho deste ano com o mesmo mês do ano passado. Já no comparativo entre os sete primeiros meses de 2023 e 2022, a queda foi de 36% na cidade, onde foram registrados 14 óbitos este ano e 22 no ano passado.

Números do Infosiga apontam ainda a queda de 38% nos casos de mortes em acidentes envolvendo automóveis na região. Na comparação entre os primeiros sete meses de 2022 com o mesmo período deste ano, foram registradas 40 ocorrências contra 25, respectivamente. Nos casos de óbitos envolvendo motocicletas, houve redução de 32%, na comparação entre janeiro a julho deste ano, quando houve 23 casos, com o mesmo período de 2022, quando foram registradas 34 ocorrências. Nos primeiros sete meses deste ano, a região também apresentou queda de 44% nos óbitos envolvendo ciclistas, em comparação com o mesmo período do ano passado – de nove para cinco casos.

Número de acidentes

O quantitativo de acidentes sem vítimas fatais registrados no acumulado do ano (janeiro a julho) apresentou um aumento de 37%, em comparação com o mesmo período do ano passado, na região Central. Foram contabilizadas neste período 3.445 ocorrências em 2023, contra 2.517 em 2022.

Já na comparação de julho deste ano com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 61%. Foram 601 acidentes sem vítimas fatais em julho de 2023, contra 373 em julho de 2022.

Queda de mortes também no Estado

O Estado de São Paulo apresentou queda de 16,9% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre julho deste ano com o mesmo mês do ano passado, A queda de óbitos no trânsito paulista também é evidenciada na comparação entre os sete primeiros meses do ano passado e o mesmo período deste ano – nesta análise, a redução é de 6,8%. A maior queda de óbitos foi envolvendo o modal bicicletas – 67%, na comparação entre julho de 2023 e o mesmo mês do ano passado. As mortes envolvendo pedestres em todo o Estado caíram 27,6% no último mês, em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as que envolveram motocicletas foram reduzidas em 8,7%.

Em contrapartida, os acidentes de trânsito não fatais, contabilizados todos os modais, aumentaram em todo o Estado. Na comparação entre julho último e o mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 13,2%. Já no acumulado deste ano, de janeiro a julho, comparado ao mesmo período de 2022, o crescimento foi de 9,3%.

Foco constante na conscientização

Nas férias de julho, o Detran-SP adotou a campanha publicitária “No trânsito, dê férias para a morte”, na busca da conscientização de motoristas e passageiros que pegaram a estrada, para que respeitem as leis de trânsito e sejam mais gentis. A campanha foi veiculada em rádios, TV, por meio de peças em mobiliário urbano, como relógios e pontos de ônibus, além de placas em estradas com maior movimentação nas férias. Também foi feita distribuição de flyers com dicas de segurança em algumas das principais saídas de São Paulo, com orientações sobre direção segura.

No filme da campanha, a “morte” é apresentada em diversas situações de férias, enquanto diferentes condutores seguem para seus destinos de descanso respeitando as leis de trânsito. Ou seja, só a observação da conduta segura à direção pode dar férias à morte no trânsito. As peças usam o humor para enfatizarem a importância de ações que podem parecer corriqueiras – como usar o cinto de segurança também no banco de trás, guardar o celular enquanto estiver dirigindo e evitar a soma de álcool e direção – mas que são condutas indispensáveis, especialmente nos períodos com maior movimento do ano, tanto nas estradas quanto nos municípios visitados por turistas.

O Governo de São Paulo, por meio da nova gestão do Detran-SP, vem promovendo desde fevereiro campanhas de comunicação com o intuito de conscientização para a diminuição de acidentes, seja no trânsito das cidades como nas estradas. No Carnaval, o mote adotado foi “Palavras mentem. Números, não”, para o slogan “Neste Carnaval, não dê desculpas. Se beber, nem pense em dirigir”. As peças demonstravam que não cabem desculpas esfarrapadas para justificar o injustificável, como a direção combinada ao álcool, pois ninguém está imune a tragédias.

Para a Semana Santa, em abril, o respeito aos limites de velocidade e manutenção prévia dos veículos foram as principais tônicas da campanha “Escute quem você ama, viaje com segurança”, com o objetivo de conscientizar os condutores sobre o respeito do limite de velocidade e às leis de trânsito, assim como da atenção à manutenção dos veículos antes de pegar a estrada no período do feriado. Já em maio, o foco da campanha sobre o Maio Amarelo foi “No trânsito, respeite a sua vida e a dos outros”, com o intuito de refletir diante de relatos reais de quem teve sua trajetória impactada por acidentes.

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir acidentes e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Compartilhe esta notícia: